sexta-feira, 28 de maio de 2010

Ciganos parte VI

****Santa Sara Kalli****


O Começo De Uma Adoração

Para desvendar um pouco do mistério que acompanha Santa Sara e descobrir porque ela é tão venerada pelos ciganos, é preciso voltar ao tempo, na Idade Média, particularmente na Europa.
A religiosidade faz parte da vida dos ciganos, desde o nascimento até a morte, e para poderem cultuar seus santos sem serem vítimas dos preconceitos dos não-ciganos é que eles costumavam se converter à religião dominante do local em que se estabeleciam. Então, os grupos que foram para a Europa se declararam católicos e se ligaram a Santa Sara que tinha origens misteriosas e a pele morena, como eles.


Histórias Ou Lendas


Dessa aura de mistério que pairava na imagem de sara saíram várias histórias e versões para o seu aparecimento. Ela é considerada uma santa católica, mas não passou pelos processos de canonização desta igreja. Também se liga a uma forte tradição européia medieval, o culto às virgens negras. Muitas santidades femininas, representadas por estátuas negras, foram adoradas durante toda a Idade Média.

E muitos católicos transformavam as igrejas em santuários de peregrinação.

Uma das histórias diz que sara era uma escrava egípcia de uma das três Marias, Madalena, Jacobé ou Salomé; e junto com José de Arimatéia, Trófimo e Lázaro foi colocada, pelos judeus, em uma barca sem remos e alimentos. Talvez por um milagre, ou por obra do destino, eles chegaram a salvo a uma praia próxima a Saintes Maries de
La Mer, em Camargue, região do sul da França.

Outra versão conta que Sara era moradora de Camargue e teve piedade das Marias, resolvendo ajuda-las. Também dizem que ela era uma rainha das terras de Camargue ou uma sacerdotisa do antigo culto celta ao deus Mitra.

Uma das explicações para estas histórias é que em Camargue existiram várias colônias de antigas civilizações, como a egípcia , a cretense, a fenícia e a grega. Por isso, muitos poetas e menestréis contaram a história de Sara, de acordo com o que ouviram de seu povo, e assim, o mito em torno dessa poderosa santa foi difundido pelo mundo e ela continua, até hoje, a ser adorada entre as comunidades ciganas.

e milagres a fizeram Padroeira Universal do Povo Cigano, sendo festejada todos os anos nos dias 24 e 25 de maio.
Deve ter nascido deste gesto de Sara Kali a tradição de toda mulher casada usar um lenço que é a peça mais importante do seu vestuário: a prova disto é que quando se quer oferecer o mais belo presente a uma cigana se diz: “Dalto chucar diklô” (Te darei um bonito lenço). Além de trazer saúde e prosperidade, Sara Kali é cultuada também pelas ciganas por ajudá-las diante da dificuldade de engravidar. Muitas que não conseguiam ter filhos faziam promessas a ela, no sentido que, se concebessem, iriam à cripta da Santa, em Saintes-Maries-de-La-Mer no sul da França, fariam uma noite de vigília e depositariam em seus pés como oferenda um Diklô, o mais bonito que encontrassem. E lá existem centenas de lenços, como provas que muitas ciganas receberam esta graça.

Outra versão conta que Sara era moradora de Camargue e teve piedade das Marias, resolvendo ajuda-las. Também dizem que ela era uma rainha das terras de Camargue ou uma sacerdotisa do antigo culto celta ao deus Mitra

***Horóscopo Cigano****

Um zodíaco poderoso. O horóscopo cigano tem doze signos como o tradicional. A diferença é que em vez das constelações, estes zodíacos utilizam objetos próprios do dia a dia dos ciganos como o punhal, que é bastante usado nos ritos da magia para eliminar ou aumentar a força, dependendo do objetivo também há a ferradura que serve para atrair energias positivas e a estrela que simboliza os curandeiros do fogo agora veja sua personalidade por esses objetos e por muitos outros que constituem o horóscopo cigano.



PUNHAL

(21/03 a 20/04)

Signo Zodiacal: Áries
Metal regente: Ferro
Perfume: Lavanda
Dia da Sorte: Terça-feira
Pedra: Jaspe Verde
Cor: Vermelho


SIMBOLOGIA - O Punhal é a imagem da luta e vontade de vencer. Representa honra vitória e êxitos. Os ciganos também usavam o punhal para abrir matas, sendo então, símbolo de superação e pioneirismo. A pessoa sob esta influência é uma pessoa irrequieta, firme e dona de si mesma. Ousada, tem uma personalidade forte e odeia ser subestimada. Quando isso ocorre, torna-se agressiva. Ama demais, é fiel e adora sexo. Não é econômica, mas sabe controlar o dinheiro. Se sai bem em esportes, artes marciais e cargos de chefia e liderança.

CIGANO PROTETOR - Wladimir do Oriente



COROA

(21/04 a 20/05)

Signo Zodiacal: Touro
Metal regente: Cobre
Perfume: Rosa
Dia da Sorte: Sexta-feira
Pedras: Safira Azul e/ou Esmeralda
Cores: Verde claro e Rosa

SIMBOLOGIA - Relaciona-se ao ouro e a nobreza. É símbolo de amor puro, força, poder e elegância, o que torna a pessoa desse elemento valorizada e importante. A pessoa sob esta influência luta pelo que quer, pois a estabilidade financeira lhe é fundamental. Nasceu para administrar e querer ser dona de seu próprio trabalho. É fiel no amor, sensível e não suporta que brinquem com seus sentimentos. Gosta das artes e tem grande criatividade para trabalhar nesse setor.

CIGANO PROTETOR – Ramiro



CANDEIAS

(21/05 a 20/06)

Signo Zodiacal: Gêmeos
Metal regente: Níquel
Perfume: Floral
Dia da Sorte: Quarta-feira
Pedras: Topázio e/ou Magnetita
Cores: Amarelo e Ocre

SIMBOLOGIA - Representa as luzes e a verdade, portanto a sabedoria e a clareza de idéias. As candeias eram usadas para iluminar os acampamentos. Também simbolizam a esperteza e a vivacidade. A pessoa sob esta influência é comunicativa e tem uma inteligência brilhante, fazendo muitos amigos. Adora estudar e pesquisar, principalmente, o que se relaciona a ela mesma. É romântica e nunca desiste de uma conquista, mesmo que não se envolva por completo. Quando quer algo, consegue.

CIGANO PROTETOR - Clarita.



RODA

(21/06 a 21/07)

Signo Zodiacal: Câncer
Metal regente: Prata
Perfume: Rosa
Dia da Sorte: Segunda-feira
Pedra: Esmeralda
Cores: Branco e Prateado

SIMBOLOGIA - Por representar o ir e vir e estar relacionada à Lua, pela sua forma arredondada, as pessoas regidas por esse signo tem urna forte ligação com as mulheres e gestantes em geral. A emoção é a palavra que traduz seu jeito. A Roda move sua vida na alegria e na tristeza. É dócil e tranqüila, mas, quando se irrita, sai de baixo. É um pouco insegura e tem certa tendência à nostalgia. Ama com intensidade e sente muito ciúme.

CIGANO PROTETOR - Esmeralda.



ESTRELA

(22/07 a 22/08)

Signo Zodiacal: Leão
Metal regente: Ouro
Perfume: Sândalo
Dia da Sorte: Domingo
Pedra: Rubi
Cores: Amarelo, Laranja e Dourado

SIMBOLOGIA - A estrela cigana possui seis pontas, formando dois triângulos iguais, que indicam a igualdade entre o que está a cima e o que está a baixo. Representa sucesso e evolução interior. A pessoa que nasce sob esta influência é otimista e alto astral, nasceu para brilhar. Curte a vida intensamente e tem um talento especial para atrair as pessoas. Vive rodeada de amigos, mas tem mania de querer que tudo seja como você deseja. Conseguirá ótimas oportunidades como atriz, dançarina, modelo, cantora, etc.

CIGANO PROTETOR - Yordana dos Ventos


SINO

(23/08 a 22/09)

Signo Zodiacal: Virgem
Metal regente: Níquel
Perfume: Gardênia
Dia da Sorte: Quarta-feira
Pedras: Ágata e Turmalina
Cores: Azul marinho e Verde

SIMBOLOGIA - Exatidão e perfeição. Nos séculos passados, era usado como relógio, e os ciganos o associaram à pontualidade, à disciplina e à firmeza. A pessoa sob esta influência é bastante organizada, ambiciosa, que supera sempre suas próprias expectativas. Acha que a vida é para ser aproveitada nos mínimos detalhes, porém, com consciência e sem exageros. Muito inteligente, analisa e critica tudo o que está ao seu redor. Se sai bem trabalhando com administração.

CIGANO PROTETOR - Letícia Del Ouro

MOEDA

(23/09 a 22/10)

Signo Zodiacal: Libra
Metal regente: Cobre
Perfume: Alfazema
Pedra: Diamante rosa
Dia da Sorte: Sexta-feira
Cores: Rosa e Azul

SIMBOLOGIA - A moeda é associada ao equilíbrio e à justiça e relacionada à riqueza material e espiritual, que é representada pela cara e coroa. Para os ciganos, cara é o ouro físico, e coroa o espiritual. A pessoa sob esta influência é sensível, charmosa, vive de amores e sentimentos. Tem que estar apaixonada sempre. As atenções se voltam para você facilmente. Tem talentos artísticos e decorativos. Adora ajudar as pessoas e vive para isso. Razão pela qual está sempre cercada de amigos e companheiros.

CIGANO PROTETOR - Rugero Malvasquez


ADAGA

(23/10 a 21/11)

Signo Zodiacal: Escorpião
Metal regente: Ferro
Perfume: Almíscar
Pedras: Opala e Topázio
Dia de Sorte: Terça-feira
Cores: Púrpura e Marrom

SIMBOLOGIA - A adaga é entregue ao cigano quando ele sai da adolescência e ingressa na vida adulta. Por isso, é associada também à morte, ou seja, às mudanças necessárias que a vida nos oferece para crescermos. A pessoa sob esta influência tem um temperamento forte e enigmático, se torna irresistível e respeitada. Possui uma mente analítica, percebendo tudo o que está ao seu redor. Sempre procura se aprofundar no que está à sua volta, seja no amor ou no trabalho. Ama de maneira sensual e arrebatadora.

CIGANO PROTETOR - Urdela.


MACHADO

(22/11 a 21/12)
Signo Zodiacal: Sagitário
Metal regente: Estanho
Perfume: Jasmim
Pedras: Safira e Turquesa
Dia de Sorte: Quinta-feira
Cores: Púrpura e Violeta

SIMBOLOGIA - O machado é o destruidor de bloqueios e barreiras. Ele simboliza a liberdade, pois rompe com todas os obstáculos que a natureza impõem. A pessoa sob esta influência tem a liberdade como a palavra que mais gosta de falar e curtir. Aventureira, jamais permanece parada em um só lugar. É como o vento, que tudo toca, em tudo está, mas em nada fica. Otimista, até as dores para você são sinais de alegria. Apaixona-se e se desapaixona facilmente. Se dá bem com trabalhos sem rotinas em que possa aprender sempre.

CIGANO PROTETOR - Zoraya de Louvraria.


FERRADURA

(22/12 a 20/01)

Signo Zodiacal: Capricórnio
Metal regente: Chumbo
Perfume: Cítrico
Pedras: Ônix e Quartzo
Dia de Sorte: Sábado
Cores: Preto, Cinza e Verde-escuro

SIMBOLOGIA - A ferradura representa o esforço e o trabalho. Os ciganos têm a ferradura como um poderoso talismã, que atrai a boa sorte, a fortuna e afasta o azar. A pessoa sob esta influência tem seu bom senso, às vezes se torna séria demais. Tem, então, que se soltar um pouco mais. Raramente, confia em alguém. Busca amores estáveis e concretos. Pretende casar e ter filhos. É completamente familiar, ama os poucos amigos e se dedica à profissão.

CIGANO PROTETOR - Rochele da Bréscia.

TAÇA

(21/01 a 19/02)

Signo Zodiacal: Aquário
Metal regente: Alumínio
Perfume: Canela
Pedra: Água marinha
Dia de Sorte: Sábado
Cores: Laranja e Marrom claro

SIMBOLOGIA - União e receptividade, pois qualquer líquido cabe nela e adquire sua forma. Tanto que, no casamento cigano, os noivos tomam vinho em uma única taça, que representa valor e comunhão. A pessoa sob esta influência sente uma grande preocupação com os assuntos à sua volta. Inteligente, humana, inquieta, tem vários amigos sinceros. Original, está sempre inovando. Vive atrás da felicidade. No amor, aprecia a sinceridade e a fidelidade.

CIGANO PROTETOR - Cigana da Praia Yajuri


CAPELA
(20/02 a 20/03)

Signo Zodiacal: Peixes
Metal regente: Platina
Perfume: Glicínia
Pedra: Ametista
Dia de Sorte: Quinta-feira
Cores: Violeta e Azul

SIMBOLOGIA - Representa o grande Deus. É sinal de religiosidade e fé. É o local em que todos entram em contato com seu Deus interno e desperta a força e o amor. A pessoa sob esta influência é emotiva, sensível, leal, justa, espiritualizada e sonhadora, é o próprio amor encamado. Tem muita força espiritual e dons para a clarividência. Ama cegamente e, às vezes, se desilude. É romântica e carinhosa. Quanto ao trabalho, gosta de tudo o que se relaciona a ajudar ao próximo.

CIGANO PROTETOR - Tiziano Vesquilaz e Zandra Vesquilaz.

****TALISMÃ AMULETOS CIGANOS****


Muitas pessoas têm suas superstições: levantar com o pé direito, para ter um dia bom, não passar debaixo de escada, para evitar o azar...

O Povo Cigano também tem muitas crenças e superstições, mas para cada uma delas eles usam objetos e elementos que consideram atratores de sorte, de poder, etc.

Os amuletos são objetos já existentes no meio em que vivemos e os ciganos os usa para atrair as energias que desejam, ou para afastar as energias que não querem.

Exemplos :



A Ferradura – pendurada com a abertura para cima, na porta de entrada de sua casa, atrai sorte e boa fortuna.
Se usada com a abertura para baixo, afasta ladrões e roubos de seu lar.




Trevo de quatro folhas – atrai sorte.







Dente de alho – afasta vampiros energéticos.



Moedas – proteção e prosperidade.






Banhos aromáticos – Para atrair boas energias.




Ancora - Simboliza Segurança.

É usada para trazer segurança e ancoramento da alma no plano material.




Chave - Simboliza a Abertura de todas as portas.

É usado para mostrar as portas de abertura para um novo caminho, seja ele de amor, prosperidade, saúde, etc...



Estrela de cinco pontas - Simboliza Perfeição

É usado para todos os tipos de proteções, sorte e sabedoria, representa o ser humano como um todo, o domínio do corpo da mente e do espírito, também conhecida como Pentagrama.


Estrela de seis pontas - Simboliza Proteção.

Normalmente utilizada pelo Barô do clã, por ser o mais velho e o mais sábio, traz para dentro de nós a força da experiência, harmonia e sabedoria. Conhecida também como a Estrela de David.


Lua Simboliza os Mistérios Ocultos.

A lua na vida dos ciganos é tudo, Todas as magias são feitas através dela e das fases que ela se encontra, utilizada para magias de amor, exorcismo, cura interior e exterior, e, para as grandes festas onde são

Feitas na lua cheia. Também conhecida como a lua dos amantes.



Punhal - Simboliza o Poder

Símbolo do Elemental fogo, representa a força e o poder de transmutar qualquer energia negativa, imprescindível em qualquer ritual mágico cigano. a ciganos que carregam mais de um punhal consigo, tamanha força que ele tem. Utilizado em vários rituais ciganos como casamento, batismo, iniciação, etc.,



Roda - Símbolo da Bandeira Cigana.

Representa a Samsara, o ir e vir, podendo também representar o nosso ciclo de vida, morte e renascimento, é usada para atrair a evolução e o equilíbrio. A roda é representada pela roda dos vurdón que gira.


Taça - Simboliza a União.

Qualquer líquido que entrar nela adquire sua forma no casamento cigano, os noivos tomam vinho em uma única taça, que representa a união dos noivos.

Estes são só alguns elementos entre uma infinidade de outros amuletos usados.

Agora talismã é aquele que o cigano confecciona com uma função pré-estabelecida.







Ainda temos animais prediletos dos ciganos Os ciganos reconhecem nos animais, através de sua natureza, suas qualidades, seus códigos, suas leis e, assim, inspiraram-se neles para estabelecer sinais secretos de comunicação com a sabedoria.


Coruja Simboliza Sabedoria.

É usado como símbolo dos feiticeiros para atrair a sorte e para ampliar a percepção com a sabedoria, símbolo muito usado para que possamos enxergar através das trevas.


Gato Representa a prudência, cautela, paciência, capacidade de esperar o momento certo, independência e disponibilidade.



Uma raposa esperando sua caça a astucia,com esta figura, ele simboliza as armadilhas da vida, as traições, a deslealdade e a salvação pela astúcia.




Lobo - Símbolo de força, lealdade e honra, pois só mata para se alimentar ou para eliminar um adversário.
Antigamente os lobos eram companheiros dos ciganos e não atacavam seus cavalos por lealdade.


Cavalo - é o animal mais significativo e importante para os ciganos. Dentre todos os animais ele é considerado nosso melhor amigo, porque poupava as nossas forças, nos conduzia pelas estradas, puxava nossas carroças, era a principal fonte de nosso comércio e ainda era ele que com o bater do seu casco, descobria e fazia jorrar fontes de água que matavam nossa sede. Era nosso leal e fiel companheiro de estrada.



Águia - Representa à liberdade, a altivez, a força para ser livre.
Seu símbolo é o alvo a ser atingido.





Garça - È considerada uma ave cigana por ser incapaz de verter lágrimas de dor.

È uma ave sagrada.





Rato - Símbolo de perdas e prejuízos, problemas de saúde.





Sapo Simboliza a sabedoria, luz e feminilidade, potencial magnético (usado para magias).




Pomba - Desprezada pelos ciganos, pois não tem vontade própria e se deixa domesticar e abater sem resistência.
A pomba tem também grande significado se ela for escura, serve na magia, para afastar espíritos malignos; se for branca, representa a pureza, humildade, simplicidade, é ave conciliadora.






Corvo - Representa a justiça, boa sorte e sabedoria, é o único animal que se prejudicar seu semelhante, suicida-se. Para o cigano, mais vale morrer, do que viver sem honra.





Serpente - Significa a força, energia, feminilidade, sexo, boa sorte.





Lagarto - Símbolo da fragilidade, pois perde a cauda quando o querem pegar


Nenhum comentário:

Postar um comentário