sexta-feira, 9 de abril de 2010

Zé Pilintra & Malandros


Zé Pilintra e Malandros dentro da Umbanda.
A Umbanda, religião brasileira, é um misto de Cristianismo, Espiritismo, Catolicismo, culto aos orixás e Catimbó. A Umbanda tem seu edifício solidificado nas bases principais do evangelho cristão, e sua maior lei é Amar a Deus sobre todas as coisas e o amar ao próximo como a si mesmo. A Umbanda é uma religião, espírita - magista, trabalhando com os espíritos desencarnados, de diversas faixas vibratórias, a Umbanda, tem seu catecismo em simbologias enigmáticas (Pontos riscados, cantados, velas coloridas, etc.) A Umbanda de Zé Pelintra é voltada para a prática da caridade (fora da caridade não há salvação), tanto espiritual quanto material (Ajuda entre irmãos), propagando que o respeito ao ser humano, é a base fundamental para o progresso de qualquer sociedade. Zé Pelintra também prega a TOLERÂNCIA RELIGIOSA, sem a qual o homem viverá constantemente em guerras. Para Zé Pelintra, todas as religiões são boas, e o princípio delas é fazer o homem se tornar espiritualizado, se aproximando cada vez mais dos valores reais, que são Deus e as obras espirituais. Na humildade que lhe é peculiar, Zé Pelintra, afirma que todos são sempre aprendizes, mesmo que estejam em graus evolutórios superiores, pois quem sabe mais, deve ensinar a quem ainda não apreendeu e compreender aquele que não consegui saber. Zé Pelintra, espírito da Umbanda e mestre catimbozeiro, faz suas orações pelo povo do mundo, independente de suas religiões. Prega que cada um colhe aquilo que planta, e que o plantio é livre, mas a colheita é obrigatória. Zé Pelintra faz da Umbanda, o local de encontro para todos os necessitados, procurando solução para o problema das pessoas que lhe procuram Ajudando e auxiliando os demais espíritos. Zé Pelintra é o médico dos pobres e advogado dos injustiçados, é devoto de Santo Antonio, e protetor dos comerciantes, principalmente Bares, Lanchonetes, Restaurantes e Boates, e sempre recorre a Jesus, fonte inesgotável de amor e vida. Na gira em que Zé Pelintra participa são invocados os caboclos, pretos velhos, baianos, marinheiros e exus. Em cada linha, a segurança e a esperança de uma conquista certa e segura. Viva Deus, Viva Jesus, Viva Nossa Senhora da Aparecida, Viva o Senhor do Bonfim, Viva os Anjos, Viva os espíritos do bem, Viva nossos caboclo, Viva nossos pretos velhos, Viva Zé Pelintra, Viva sempre nossa UMBANDA. A gira de Zé Pelintra é muito alegre e com excelente vibração, e também disciplina é o que não falta. Sempre Zé pelintra procura trabalhar com seus camaradas, e às vezes, por ser muito festeiro, gosta de uma roda de amigos para conversar, e ensinar o que traz do astral. Zé Pelintra atende a todos sem distinção, seja pobre ou rico, branco ou negro, idoso ou jovem. Seu Zé Pelintra tem várias estórias da sua vida, desde a Lapa do Rio de Janeiro até o Recife.

Todavia, a principal história que seu Zé Pelintra quer escrever, é a da CARIDADE, e que ela seja praticada e que passemos os bons exemplos, de Pai para filho, de amigo para amigo, de parente para parente, a fim de que possa existir uma corrente inesgotável de Amor ao Próximo. Zé Pelintra prega o amparo aos idosos e às crianças desamparadas por esse mundo de Deus. Se você, ajudar com pelo menos um sorriso, a um desamparado, estarás, não importa sua religião ou credo, fazendo com que Deus também Sorria e que o Amor Fraterno triunfe sobre o egoísmo. ZÉ PELINTRA pede que os filhos de fé achem uma creche ou um asilo e ajudem no que puder as pessoas e crianças jogadas ao descaso. Não devemos esquecer que a Fé sem as obras boas é morta.

Entidades de luz, carismáticas, chegam aos terreiros de umbanda, com seu samba no pé, seu cigarro na boca, chapéu de panamá de lado com toda a ginga de um malandro.

Não é originário da umbanda, têm como sua origem, os rituais do catimbó, provenientes do Nordeste brasileiro, onde até hoje é cultuado a imagem do malandro Zé Pelintra, chefe da linha dos malandros.

Zé Pelintra nasceu no nordeste, mais provavelmente em Recife e veio para o Rio de Janeiro, onde se malandriou na Lapa e um certo dia foi assassinado a navalhadas em uma briga de bar. Assim, Zé Pelintra formou uma bela Falange de malandros de luz, que vêm ajudar aqueles que necessitam, os malandros são entidades amigas e de muito respeito, sendo assim não aceitamos que pessoas que não respeitam as entidades e a umbanda, digam que estão incorporados com seu Zé ou qualquer outro malandro e que eles fumam maconha ou tóxicos; entidades usam cigarros e charutos, pois a fumaça funciona como defumador astral.

Os malandros vêm na linha de Exu, mas malandros não são Exus!

Eles ficam bravos quando são confundidos ou comparados com Exú, pois malandros são entidades da rua, assim Exú que com ogum são donos da rua, as emprestam para que os malandros possam malandriar.

Ao contrário dos Exus que estão nas encruzilhadas, encontramos os malandros em bares, subidas de morros, festas e muito mais.

Salve seu Zé Pelintra!

Salve os Malandros!

Salve a Malandragem!

Sua Bebida: Cerveja branca bem gelada

Seu Habitat: Subida de Morros

Sua cor: Vermelho e Branco ou Preto e Branco


Sua comida: Farofa de carne de sol, ou carne seca em pedaços bem frita com cebolas refogadas, Omelete de Mariscos, Moqueca de Peixe, Frango Assado, Arroz de Coco, Camarão a Baiana, Ponche de Ovos, Feijão de Corda, Carne seca com Abobora, Carne de Sol com Macaxeira, Carne de Sol Assada, Feijão Tropeiro, Queijo Curado, Queijo Minas, Queijo Prato, Azeitonas, Salaminho, Lingüiça Calabresa Acebolada, (todos feitos petiscos), ainda temos suas sobremesas que podem ser lhe ofertados como: Compotas de Manga e Figos, Geléias de Goiabas, etc...

. Pelintra é um espírito desencarnado há muitas décadas, que teve a missão do plano espiritual de trabalhar para a prática da caridade e para o progresso da humanidade. Seu Zé desenvolve seus trabalhos espirituais dentro da ritualística umbandista e também no Catimbó Nordestino, onde surge

Na Umbanda, Zé Pelintra, incorpora nas giras de Malandros, firmando seu ponto e seu reinado como chefe dessa falange. Mais tarde, passou a integrar também a linha dos baianos, sobretudo em São Paulo, em continuidade às suas manifestações no Catimbó do Nordeste Brasileiro. Em ambas as versões, a entidade é pertencente à Linha das Almas.

Seu Zé Pelintra, e sua falange, assim como outros guias que trabalham no Catimbó, trabalham também na Umbanda. Em alguns lugares, sobretudo São Paulo, manifesta-se também na linha dos Baiano. No Rio de Janeiro é, por vezes, cultuado erradamente como Exu, (mais não é exu ele se enquadra na linha de Exú, pois foi a única linha que deu oportunidade para essa falange atuar), pois faz parte da linha dos Malandro.

No Catimbó ele é Mestre, e por ser uma entidade diferente das que são cultuadas na Umbanda, ele não incorpora numa gira específica. Sua participação mais ativa seria na de Baianos, Exus e, em raros casos, Preto-Velhos.

Apesar de ser um espírito "boêmio", "malandro" e brincalhão, este ente de luz, trabalha com seriedade.

É conhecido como o advogado dos pobres. A figura é de um homem negro vestido com terno de linho branco e chapéu de igual cor

38 comentários:

  1. EU AMO ESSA ENTIDADE ESSA ENTIDADE E AMINHA VIDA

    ResponderExcluir
  2. seu zé pelintra não é só um mestre ele é um rezador querido por muitos que o conhece esta entidade nos trás conforto e paz salve esta força salve zé pelintra.

    ResponderExcluir
  3. eu amoo muito o seu Zé Pelintra...e sempre vou amar...

    ResponderExcluir
  4. Tem algum Malandro que use Calça branca, blusa vermelha, gravata vermelha e branca e chapéu e sapatos pretos?? Quem é esse malandro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro irmão de fé, sim existe, essa informação que vc passa e muito vaga para se saber o nome de qualquer entidade, pois elas usam qualquer tipo de vestimenta, para saber o nome da entidade e preciso estar presente ao um jogo ou então conversando com ela, pois dirá seu nome tranquilamente, num desenvolvimento mediúnico o responsável da gira saberá como fazer para que as entidades digam seu nome. Meu saravá.

      Excluir
    2. SALVE A TODOS OS ZÉ!AMO VOCÊS...

      Excluir
  5. Fiquei fã desta entidade! Acho que todo malandro merece receber muita luz, para fazer uma malandragem abençoada! :) Viva o Zé Malandro!

    ResponderExcluir
  6. eu também passei acreditar , depois que eu também vi que pertencia quase as mesma malandragem de bar e outars coisas a mais , salve zé pelintra...um grande homem de verdade...

    ResponderExcluir
  7. Salve o rei da malandragem, salve o povo da rua,salve a a malandragem...Salve seu Zé Pilintra

    ResponderExcluir
  8. sou apadrinha por seu zé pilintra!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. salve o pilntra da lapa ou melhor todos pilintras

    ResponderExcluir
  10. Acredito, amo, agradeço e respeito. Salve meu pai zé pilintra do cruzeiro das almas!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. SARAVÁ, SEU ZÉ PELINTRA! SALVE SUA PRESENÇA EM NOSSA RODA DE BAIANOS!!

    ResponderExcluir
  12. Todas os petiscos de bar e comidas regionais.

    ResponderExcluir
  13. Qual a diferença entre Ze e malandro? Verdade q Zé é mais sério?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zé Pelintra tem sua origem, os rituais do catimbó, provenientes do Nordeste brasileiro, onde até hoje é cultuado, Zé Pelintra,é mais serio, ele é chefe da linha dos malandros.

      Excluir
  14. tenho muito orgulho em ter na minha vida seu zé pintra e no meu ilé axe ele sempre hé o rei salve suas forças sua banda e quibanda salve seu ze

    ResponderExcluir
  15. Slave Sr Zé Pelintra !!! adorei td .....uma pergunta.... pq nao e todos mediuns q incorpora Sr Zé? tem alguma explicação o pq algum médiun?e pq aquele?

    ResponderExcluir
  16. Save Sr Zé Pelintra !! Adorei td... pergunta: pq nao sao todos medius q incorpora Sr Zé? tem alguma explicação o pq aquele mediu encorpora e outro nao?

    ResponderExcluir
  17. Gente, alguém sabe me explicar, se há diferença entre o que veste terno preto e o que veste terno branco? Faz um tempo, eu vi essa entidade de terno preto sentada no sofá da minha antiga casa. Quero saber, pois se estiver cuidando de mim espero retribuir.
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  18. ORAÇÃO A EXU CAVEIRA E MARIA PADILHA RAINHA DAS SETE ENCRUZILHADA,INFALÍVEL PARA AMARRAR ALGUÉM.PORÉM NÃO PODE VOLTAR A TRÁS

    QUERO MEU AMADO( MOM) ME AMANDO E ME ADMIRANDO SEMPRE. QUE ELE NÃO SINTA MAIS DESEJOS SEXUAIS POR NENHUMA OUTRA PESSOA. QUE SEUS DESEJOS SEJA SÓ POR MIM,QUE SEUS PENSAMENTOS,GENTILEZAS E BONDADES SEJAM SÓ PRA MIM.QUE ELE(MOM)QUEIRA MUITO DE VERDADE QUE EU(LOGM),FIQUE COM ELE.MAS QUERO QUE VOCÊ,EXU CAVEIRA,AFASTE DE NÓS TUDO E TODOS QUE NOS SEPARAM. QUE POSSAMOS SER FELIZES JUNTINHOS.QUE ELE SÓ SINTA ATRAÇÃO E DESEJOS SEXUAL POR MIM.QUE ELE ME TELEFONE,FALE COMIGO DE ALGUM JEITO,DESDE JÁ E A TODOS INSTANTES.QUE SINTA SAUDADES MINHAS,E QUE SOFRA LONGE DE MIM E NÃO AGUENTE MAIS SOFRER.QUERO QUE ELE ME LIGUE HOJE E AGORA.QUERO OUVIR A VOZ DELE,ME PEDINDO PARA FICAR COMIGO E VOLTANDO PARA MIM PARA SEMPRE,DIZENDO QUE ME AMA E QUER.OBRIGADO.CONFIO EU AGUARDO MINHA, AMIGA, MARIA PADILHA,PODEROSA RAINHA DAS SETE ENCRUZILHADAS,POIS JÉ ME FALTAM PORTAS ONDE BATER. AMÉM.ASSIM SEJA.EU ACREDITO!

    COPIE E COLE UM PEDIDO IGUAL A ESSE. EM 7 ALTARES DIFERENTES E DENTRO DE 7 DIAS SEU PEDIDO SERÁ REALIZADO.

    ResponderExcluir
  19. ORAÇÃO A EXU CAVEIRA E MARIA PADILHA RAINHA DAS SETE ENCRUZILHADA,INFALÍVEL PARA AMARRAR ALGUÉM.PORÉM NÃO PODE VOLTAR A TRÁS

    QUERO MEU AMADO( MOM) ME AMANDO E ME ADMIRANDO SEMPRE. QUE ELE NÃO SINTA MAIS DESEJOS SEXUAIS POR NENHUMA OUTRA PESSOA. QUE SEUS DESEJOS SEJA SÓ POR MIM,QUE SEUS PENSAMENTOS,GENTILEZAS E BONDADES SEJAM SÓ PRA MIM.QUE ELE(MOM)QUEIRA MUITO DE VERDADE QUE EU(LOGM),FIQUE COM ELE.MAS QUERO QUE VOCÊ,EXU CAVEIRA,AFASTE DE NÓS TUDO E TODOS QUE NOS SEPARAM. QUE POSSAMOS SER FELIZES JUNTINHOS.QUE ELE SÓ SINTA ATRAÇÃO E DESEJOS SEXUAL POR MIM.QUE ELE ME TELEFONE,FALE COMIGO DE ALGUM JEITO,DESDE JÁ E A TODOS INSTANTES.QUE SINTA SAUDADES MINHAS,E QUE SOFRA LONGE DE MIM E NÃO AGUENTE MAIS SOFRER.QUERO QUE ELE ME LIGUE HOJE E AGORA.QUERO OUVIR A VOZ DELE,ME PEDINDO PARA FICAR COMIGO E VOLTANDO PARA MIM PARA SEMPRE,DIZENDO QUE ME AMA E QUER.OBRIGADO.CONFIO EU AGUARDO MINHA, AMIGA, MARIA PADILHA,PODEROSA RAINHA DAS SETE ENCRUZILHADAS,POIS JÉ ME FALTAM PORTAS ONDE BATER. AMÉM.ASSIM SEJA.EU ACREDITO!

    COPIE E COLE UM PEDIDO IGUAL A ESSE. EM 7 ALTARES DIFERENTES E DENTRO DE 7 DIAS SEU PEDIDO SERÁ REALIZADO.

    ResponderExcluir
  20. Salve Seu Zé! Fã de carteirinha pela sua bondade, amor e ajuda!

    ResponderExcluir
  21. LEIA SOZINHO porque no passado eu também não acreditava que ia dar certo,
    Mas. Funciona mesmo!!! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas para ela
    Também funcionou! AGORA VEREMOS. Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes). Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes). Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (VENHA CÁ ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que desenterre AMPS de onde estiver ou com quem estiver e faça ele ME telefonar ainda hoje, apaixonado e arrependido , desenterre tudo que esta impedindo que AMPS venha para MIM, afaste todas aquelas que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele AMPS não pense mais nas outras. Mas somente em MIM. Que ele ME telefone e ME AME . AGRADEÇO POR Este seu misterioso poder que sempre dá certo . amém.) publique esta simpatia por três vezes , basta copiar e colar por três vezes em um fórum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa , beijos ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE AMA, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas da manha esteja preparada para o maior choque de sua vida.

    ResponderExcluir
  22. Eu vi um malandro me vigiando. Ele queria o q comigo? Nem sou muito ligada nessa religiao,eu nao entendí porq eu vi ele! Alguem me explique?

    ResponderExcluir
  23. Mas o engraçado q eu nao tive medo,so fiquei brava porq nao estava entendendo nada e ele nao ia embora...esse site me ajudõu esclarecer algumas coisas,nao tudo. Mas brigadú assim mesmo!

    ResponderExcluir
  24. Adoro de coração, mas fico triste pois a casa que frequento não permite a incorporação deles , falam que não é a linha da casa , sendo que a casa é umbanda . Não entendo!

    ResponderExcluir
  25. Oi....eu gostaria de saber a diferença entre o seu ze de terno preto e o branco,o meu irmao reza muito a ele mais ele fem o de terno branco,e me trouxe de presente seu ze de terno preto...tem alguma diferença??? Porfavor me respondam....hoje eu fiz uma oraçao a uma santa e ele aparesceu na borra da vela...a figura oerfeita dele....e uma lastima que naô possa mostrar a voces...

    ResponderExcluir
  26. Eu recebo o Senhor Zé Pilintra, mas não consigo entender o porque ele é tão sério e até um pouco pesado, ele não é muito de sorrir e me parece que teve uma estória com a escravidão, ele se parece com um preto velho, alguém poderia me explicar o Pq ele é diferente dos outros? Obrigada!

    ResponderExcluir
  27. como e onde cuidar do malandro, sem ainda saber qual?

    ResponderExcluir